
Sinopse
O primeiro livro da série acompanha as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect. Quando a Terra está prestes a ser destruída, eles escapam pegando carona em uma nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um extraterrestre disfarçado de ator. Enquanto pesquisa para o Guia do Mochileiro das Galáxias, um guia interplanetário, Douglas Adams cria personagens memoráveis e situações absurdas para satirizar a burocracia, os políticos e a "alta cultura". O livro mistura humor e reflexão sobre o sentido da vida.
Indicado para: 12 — 15 anos, EF2
ACESSO EXCLUSIVO CASJ: Este livro é exclusivo para alunos e professores do CASJ. Para acessá-lo, utilize seu e-mail CASJ.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA
"O Guia do Mochileiro das Galáxias" é o primeiro livro de uma série de ficção científica escrita por Douglas Adams, que se tornou um verdadeiro clássico cult. Publicado originalmente em 1979, o livro narra as aventuras do inglês Arthur Dent, que, momentos antes da destruição da Terra, é salvo por seu amigo Ford Prefect, um extraterrestre disfarçado de humano que estava na Terra fazendo pesquisas para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias — o guia definitivo de viagens interplanetárias. Juntos, Arthur e Ford embarcam numa série de aventuras a bordo de naves alienígenas, encontrando personagens icônicos como Zaphod Beeblebrox, Trillian e o depressivo robô Marvin. A trama, além de ser uma jornada cósmica cheia de situações absurdas e hilárias, satiriza de forma brilhante temas como a burocracia, a política, a alta cultura e diversas instituições humanas. Com seu humor inteligente e ácido, Adams conduz os leitores por uma reflexão divertida sobre a vida, o universo e tudo mais. Embora seja uma leitura leve e extremamente cômica, o livro também levanta questões filosóficas profundas, principalmente sobre a busca pelo sentido da vida — e, claro, a famosa resposta "42". Indicado para jovens e adultos a partir de 14 anos, "O Guia do Mochileiro das Galáxias" combina ficção científica com uma sátira afiada da sociedade moderna, sendo tanto uma obra de entretenimento quanto de reflexão. As reviravoltas surreais e o estilo único de Adams fazem deste livro um marco na literatura de ficção científica.
Comentários