INTRODUÇÃO À PRÁTICA
A proposta é convidar a entender que a respiração desempenha um papel importante para a meditação e o processo de autoconhecimento. Quando atentamos à respiração, ela ajuda a acalmar tanto o corpo como a mente de modo automático. Assim, se torna mais possível ter consciência de pensamentos e sentimentos com mais calma e discernimento, com essa consciência surge uma sensação de maior amplitude, de ter mais opções, de ser livre para escolher respostas adequadas e eficazes em situações de estresse, em vez de perder o equilíbrio e o senso de nós mesmos por nos sentirmos sobrecarregados, com reações automáticas.
Acolha-se, integre-se. Boa prática!
ÁUDIOS PARA AS PRÁTICAS
ÁUDIO 2 - Prática Mindfulness dos 3 minutos
Nessa proposta convidamos a buscar consciência do aqui e agora por meio de uma prática mindfulness rápida. A prática de 3 minutos é fácil de fazer em fluir no nosso dia a dia, funcionando como uma pequena pausa de consciência plena em nossa agenda.
ÁUDIO 3 - Prática mindfulness do escaneamento corporal
Na prática que segue o convidamos a ampliar a consciência das sensações corporais presentes e assim sentir-se mais conectado ao seu corpo e, com a respiração, obter um melhor bem-estar do corpo e da mente.
ÁUDIO 4 - Prática mindfulness dos pensamentos e emoções
Na prática dos pensamentos e emoções somos levados a compreender e lidar com as emoções perturbadoras que nos defrontamos no dia a dia. A proposta mindfulness nos convida à aceitação de nós mesmos e daquilo que está nos incomodando, o que significa voltar-se para situação e ser amável com ela mesma, especialmente quando não gostamos dela. Nesse contexto, a aceitação não é passiva diante do intolerável, não é desistir, nem desligar-se das coisas, mas sim auto-observar e aceitar. A partir de então, agir conscientemente impedindo que a aversão automática entre em ação. Se a reação se tornar forte demais ou a aversão entrar em cena, sinta-se livre para dar um passo de cada vez desviando a atenção da dificuldade e focando-se na respiração com curiosidade e gentileza.
ÁUDIO 5 - Prática mindfulness da respiração, sensações, sons e pensamentos
Por meio da prática que segue, ancoramos nossa atenção na respiração, percebemos as sensações e emoções presentes no momento, nos atentamos aos sons do ambiente e reconhecemos os pensamentos que emergem. Praticamos a ideia de que os pensamentos e as emoções são visitantes, estão de passagem. Portanto, da mesma maneira que eles vêm, deixe-os ir. Eles não são quem você é. Se for importante para você, poderá utilizar-se de metáforas para integrar os pensamentos, recebê-los e deixá-los partir. Eles poderão ser representados por um rio que traz “folhas pensamentos” e estas passam por você, ou um trem com “vagões pensamentos”, ou mesmo observando o céu com “balões pensamentos”, o vento os traz e os leva.
ÁUDIO 6 - Prática mindfulness dos sons e pensamentos
Na prática a seguir integramos os sons, o silêncio e os pensamentos na intenção de nos apercebermos dos sons externos e internos, e tomar consciência dos pensamentos como objetos ou eventos mentais, sem engajarmo-nos com seus conteúdos, somente observando com curiosidade a sua origem (surgimento) e a cessação dos pensamentos. Aqui há também a proposta da prática informal em silêncio.
ÁUDIO 7 - Prática mindfulness da Compaixão ou Consciência Amorosa
Nosso convite agora propõe desenvolver e cultivar um senso de compaixão, primeiramente, para os outros, por meio da “humanidade compartilhada”, uma “perspectiva da condição humana compartilhada” e uma consciência amorosa frente a essa condição, reconhecendo que as histórias de vida são diferentes, porém a experiência humana básica é semelhante.
ÁUDIO 8 - Prática mindfulness da Autocompaixão
Por fim, considerando nossa trajetória até aqui e compreendendo mindfulness como uma expansão consciente e um processo de humanização saudável, apresentamos a proposta da prática da autocompaixão para desenvolver e cultivar o senso de compaixão por si mesmo.
Comentários