Pular para o conteúdo principal

CONTO - As Saúvas Brigonas - Elza Bebiano

 AS SAÚVAS BRIGONAS

A Abelha-mestra acordou as duzentas abelhinhas de sua colméia e falou :  

 -Meninas, hoje o mel deve estar fabuloso : não percam tempo, aproveitem a manhã. 

 -Partiram as duzentas abelhinhas voando. Espalharam-se pelos jardins, sugaram o mel especial de papoulas e madressilvas, mas suspiraram de saudade quando passaram pelo pé de rosa-chá. Desde muito tempo esperavam pela rosa mais querida das abelhas, não havia meio de nascer um botão.

 De outro lado, dentro do formigueiro, a rainha das saúvas também acordou e foi logo ordenando :

 - Cortadeiras, despertem! Em direção ao pé de rosa-chá, marchem!  

 Uma formiga-chefe abriu o desfile e mais de mil formigas, de ferrão arreganhado, saíram para cortar folhas e brotos, com ordem de não voltar enquanto não visse os galhos pelados.

 A Primavera passou no vento e suspirou :  

 - Veja, ventinho da manhã, acabei de vestir a roseira mais querida das abelhas e olhe a tropa das formigas rasgando as folhinhas novas!

 - Saúva só sabe comer! - disse o vento, já zangado. - Deixe estar, vou varrer para longe as folhas cortadas e as saúvas vão morrer de fome!

Disse e saiu ventando. Soprou à volta da roseira, espalhou as folhas para longe.

A formiga-chefe zangou-se, vendo todo o trabalho perdido. Já ia manda recado à sua Rainha, pedindo as tropas carregadeiras, mas resolveu outra coisa. Gritou para as cortadeiras :

- Fechar as tesouras! Para casa, marchem!

No formigueiro contou tudo à Rainha e fofocou :

- O vento fez isso porque é namorado da roseira!

- Ele me paga - disse a rainha furiosa. -Não há de cheirar nem uma rosa este ano!

O vento ouviu tudo e avisou :  

- Guerra é guerra, dona Rainha, e se estamos em guerra, prepare-se para o pior. 

- Vento não sabe o que diz - resmungou a formiga.

Virou-lhe as costas e foi dar ordens às mastigadoras de folhas.

O vento subiu o morro e assobiou na toca do tamanduá.

-Que ventania, seu Vento! Está zangado?

O vento contou como a Primavera estava triste por causa das formigas. 

-Ora essa, entristecer a Primavera? Isso não se faz. É ela quem tras as flores, é ela quem faz os dias mais bonitos do ano, é ela quem dá vontade de cantar e... 

- E sou eu - disse o vento - que ajudo a espalhar as semente e o perfume das flores. Estou muito zangado com as saúvas e até vim pedir para o senhor ser meu aliado nesta guerra. 

Pois não - disse logo o tamanduá. -Estou com três tamanduazinhos meio magros em casa e prometo dar cabo dessas saúvas.  

Chamou os filhotes :  

- Meninos, hoje temos piquenique perto da roseira mais querida das abelhas.  

- Tenho medo de gente - falou um filhote medroso : -Prefiro não descer o morro.  

- Mas tem de ir defender a roseira e aprender a ser tamanduá! - falou o pai. - Vamos todos : um bom passeio e uma boa ração de formigas não se rejeitam.  

O vento desceu o morro com os tamanduás e ficou de avisar se aparecesse gente. Passaram por baixo de uma cerca e chegaram ao formigueiro. 

A formiga-porteira, quando os viu, perdeu a fala e morreu de susto. Nem pôde avisar a Rainha, como era sua obrigação.  

- Socorro! - gritaram as cortadeiras, quando viram entrar pelo formigueiro a língua comprida do pai tamanduá. Mas não puderam dizer mais nada, porque já estavam coladas, enroladas, engolidas e mortas dentro da barriga do guloso. Pelos corredores do formigueiro as saúvas se atropelavam, se atrapalhavam, subiam umas por cima das outras, querendo fugir. Mas por todos os lados atacavam os tamanduás e em pouco tempo não havia mais formigas no formigueiro.  

- Quem comeu a rainha? - perguntou o pai tamanduá, levantando a grande cauda peluda. 

-Estava gostossíssima - falou o filhote medroso, mas não é melhor voltarmos para casa?  

O vento, todo alegre, foi contar tudo à Primavera.  

-Vamos dar uma festa! -disse ela. -E há de ser no dia em que se abrir a primeira rosa-chá.  

Convidou abelhinhas, colibris, borboletas e crianças amigas de flores. Encheu os jardins de perfumes e dias bonitos. O vento ajudou, limpou os caminhos, juntando todo o lixo pelos cantos.  

Quando nasceu a primeira rosa-chá, a roseira convidou a Primavera para madrinha e o vento para padrinho. O sol e a chuva quiseram ver o batizado e foram juntos, levando o filho deles, o arco-íris.  

Todos dançaram em volta da roseira e, como o tamanduá não pudesse descer para a festa, o vento lhe foi levar de presente um caderninho. E sabem o que havia escrito no caderninho? Havio o endereço de todos os formigueiros de saúva do mundo.  

Mas acontece que são tantos, que os tamanduás e o vento só vencem batalhas, ainda não ganharam a guerra.  

Autoria: Elza Bebiano
Recomendado para: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
TEMAS:  CONTO BRASILEIRO

Comentários

MAIS LIDOS

REVISTA ESTAÇÃO LIVRO - EDIÇÃO 18

 REVISTA ESTAÇÃO LIVRO - EDIÇÃO 18 Nossa edição de Junho está recheada de conteúdo! Abrimos a edição com a coluna Baú de Histórias. Nela a professora Aline conta sobre um famoso livro que marcou sua vida. Na coluna biográfica Quem foi? Quem é? Você irá conferir um pouco sobre a vida de Eva Furnari. Confira o texto da professora Amanda e aprenda os porquês do Português. Conheça o texto "O Discípulo", de Oscar Wilde. Quando eu for gente grande — Ruth Rocha; Confissões de uma garota desastrada — Emma Chastain são alguns dos últimos títulos adquiridos pela Biblioteca Santo Agostinho, confira as outras novidades em Novos na Estante.    Revista:  Estação Livro Data da publicação:  Junho de 2022 Recomendado para:  Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio TEMAS:   LITERATURA BRASILEIRA; LITERATURA ESTRANGEIRA; DICAS DE LEITURA; REVISTA eMagazine       Baixar revista | Download Seguro

O ELEFANTE, A CASA E O MENINO - Carlos Geovane Steigleder

 O ELEFANTE, A CASA E O MENINO Conheça a história de um elefante que desastradamente acaba com a casa onde morava, iniciando uma verdadeira jornada, cheia de surpresas, em busca de um novo lar. Acompanhe as pegadas do elefante e conheça o menino que ele encontrou, emocionando-se com a amizade que surge entre os dois. Não deixe de se surpreender com a ideia que o menino teve para solucionar o problema da casa do elefante. Autoria:  Carlos Geovane Steigleder Editora:  Carlos Geovane Steigleder (Produção Independente) Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:  ANIMAIS, AMIZADE, MEIO AMBIENTE, ELEFANTE, CONTOS eBook         Baixar livro | Download Seguro

BANDEIRINHAS - Jane Prado

 BANDEIRINHAS Em meio uma Festa típica de alegria, algumas bandeirinhas disputam quem é a mais bonita! O vento leva uma por uma embora, trazendo uma lição ao coração.  Autoria:  Jane Prado Editora:  Jane Prado (Edição Independente) Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:  FESTA JUNINA; POEMA eBook       Baixar livro | Download Seguro

CONTO - Conversa de Velho com Criança - Carlos Drummond de Andrade

 CONVERSA DE VELHO COM CRIANÇA Quando o bonde ia pôr-se em movimento, o senhor idoso subiu, com a criança. Não havia lugar para os dois, e mesmo a menina somente pôde acomodar-se em meu banco porque uma senhora magra aí consumia pouco espaço.  A garota sentou-se a meu lado, o velho dependurou-se no estribo. O bonde seguiu. Notei que a menina levava um pacote de balas, e que com o velho iam vários embrulhos; entre eles, um guarda chuva. Não sabendo que fazer dos acessórios, e desistindo de ordená-los, o velho resignou-se ao mínimo de desconforto na viagem. Tinha os movimentos tolhidos, e o condutor aproximava-se, a mão tilintando níqueis.  Era de prever a dificuldade da operação a que se via obrigado: libertar dois dedos da mão direita, enfiá-los no bolso do colete, e extrair desse secreto lugar as moedas devidas.

FESTA DOS QUITUTES - Jane Prado

 FESTA DOS QUITUTES Festa Junina com quitutes, brincadeiras e muita alegria!  Autoria:  Jane Prado Editora:  Jane Prado (Produção Independente) Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:   FESTA JUNINA; ALIMENTAÇÃO; FESTAS BRASILEIRAS eBook            Baixar livro | Download Seguro

LÁ ONDE EU MORO - Babi Dias e Victor Perez e Perez

 LÁ ONDE EU MORO Você sabe como surgiu o lugar em que mora e quais eram seus antigos habitantes? Pois as aventuras de Babi pelo Trem do Tempo e as fascinantes descobertas que fará em seu bairro vão atiçar a curiosidade dos pequenos em conhecer mais da história do local onde moram. Autoria:  Babi Dias e Victor Perez e Perez Editora:  Evoluir Recomendado para:  Ensino Fundamental 1 TEMAS:   AVENTURA; CIDADANIA; RELACIONAMENTO; NOSTALGIA; HISTÓRIA; AVÓ; HISTÓRIAS POPULARES eBook         Baixar livro | Download Seguro

REVISTA ESTAÇÃO LIVRO - EDIÇÃO 17

 REVISTA ESTAÇÃO LIVRO - EDIÇÃO 17 Nossa edição de maio está recheada de conteúdo muito interessante! Abrimos a edição com a coluna Baú de Histórias. Nela a professora Maisa conta sobre um emocionante livro brasileiro que marcou sua vida. Na coluna biográfica Quem foi? Quem é? Você irá conferir um pouco sobre a vida de Cora Coralina. A orientadora Ana Carla traz o texto "O espelho, seu trinco, e os laços de fitas" na coluna Momento Psico. Madeline Finn e Bonnie — Lisa Papp, Parece, mais não é! — Ilan Brenman e Esquisito — Canizales são alguns dos últimos títulos adquiridos pela Biblioteca Santo Agostinho, confira as outras novidades em Novos na Estante.    Revista:  Estação Livro Data da publicação:  Maio de 2022 Recomendado para:  Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio TEMAS:   LITERATURA BRASILEIRA; LITERATURA ESTRANGEIRA; DICAS DE LEITURA; REVISTA eMagazine       Baixar revista | Download Seguro

MINHOCA MILU : A natureza está onde você pisa! - Fabiana da Conceição, Rosália Sanábio de Oliveira

 MINHOCA MILU : A natureza está onde você pisa! O livro “Minhoca Milu: a natureza está onde você pisa” conta a história de uma linda minhoquinha que precisou se aventurar na busca de um novo lar. Durante a jornada você descobrirá como a Milu e suas amigas são importantes para o meio ambiente e aprender muitas coisas novas. Será que a Milu encontrará uma nova casa? Vamos acompanhar a Minhoca Milu em sua jornada!   Autoria: Fabiana da Conceição, Rosália Sanábio de Oliveira Editora:  Bagai Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:  ECOLOGIA; MINHOCA; ANIMAIS; AMIZADE eBook   Baixar livro | Download Seguro

A GRANDE NOTÍCIA - Jane Prado

 A GRANDE NOTÍCIA João recebe uma grande notícia da sua mãe: as suas aulas irão voltar! Muitas dúvidas, sentimentos e emoções aparecem ao longo do dia enquanto está na sua casa. No entanto, aos poucos as dúvidas vão dando espaço à motivação. Autoria:  Jane Prado Editora:  Jane Prado (Produção Independente) Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:   MOTIVAÇÃO, VOLTA ÀS AULAS, SENTIMENTOS eBook         Baixar livro | Download Seguro

BRINCA COMIGO ?: 52 Cartas com atividades simples e divertidas que as crianças vão adorar -Editora Mol

 BRINCA COMIGO ?: 52 Cartas com atividades simples e divertidas que as crianças vão adorar O Brinca Comigo? traz, em cada carta, uma sugestão de brincadeira que usa apenas a imaginação. São ideias perfeitas para qualquer hora - incluindo momentos como fila de espera, ida e volta de viagens longas ou tardes chuvosas de férias.   Autoria:  Editora Mol Editora:  Mol Recomendado para:  Ensino Infantil e Fundamental 1 TEMAS:   BRINCADEIRAS; DIVERSÃO E LAZER; PAIS E FILHOS eBook            Baixar livro | Download Seguro