Pular para o conteúdo principal

CONTO - O presente - Flávia Savary

 O presente

De todos os presentes de aniversário espalhados sobre a cama, o que mais chamava a atenção de Carolina era um que não tinha nada dentro. 

 Um presente sem nada dentro? Quem daria semelhante coisa a uma mocinha? Ninguém mais, ninguém menos que sua própria madrinha! 

 A tal madrinha passava a maior parte do tempo em viagens a lugares distantes feito reinos encantados, de nomes tão estranhos quanto o dela : Yasmin Diáfana. Foi justamente numa dessas viagens que Yasmin encontrou o presente ideal para a afilhada favorita.

 E do que se tratava o misterioso presente? Um caderno com capa de couro vermelho, bem guardado por uma fivela de bronze - algo extremamente útil para diários que se querem lacrados e secretos.

 Acariciando a capa de couro macio, rubro como o sangue que corria ligeiro em seu coração aos pinotes, Carolina imaginava a frase que inauguraria a folha em branco do primeiro diário de sua vida.  

 A noite sem lua convidada à contemplação e a menina, doida para mostrar a novidade às amigas, foi até a janela. Que tipo de amigas são essas, com quem se conversa da janela? Aquelas com as quais, noite adentro, Carolina trocava histórias sem que ninguém soubesse : as estrelas.

 Minto : havia algúem. Poucas, bem poucas histórias foram divididas com a madrinha querida que, maravilhada, resolveu que chegara a hora de retê-las em algo mais concreto que o vento noturno.  

 Semanas antes do aniversário da afilhada, perto da nona viagem ao Oriente, onde ela viria a comprar o diário, Yasmin fez uma proposta a Carolina :

 - Carol, estou de partida para uma terra onde histórias acalentam de mercadores a imperadores. Elas somam mais de mil e uma e geralmente são contadas à noite, iguais às suas. Mas o melhor de tudo é que essas histórias não se perderam, apesar de milenares. E sabe por quê? Porque as pessoas de bom senso as escreveram, registrando-as para sempre. Retorno a tempo do seu aniversário, trazendo um presente que, pra se tornar completo, depende de você. Em seguida, nova viagem me aguarda : a terceira volta ao mundo!

Carolina, lembrando da conversa com a madrinha ("um presente que, pra se tornar completo, depende de você"), levantou o caderno de couro na direção do céu. Sussurrando, falou às amigas, aparentemente silenciosas :

- Estrelas, vejam! Agora temos onde guardar as histórias : elas não mais se perderão. O cofre de nossas conversas será, daqui pra frente, o diário que ganhei de presente. Temos trabalho à beça a fazer! Yasmin falou que, ao regressar de sua terceira volta ao mundo, trocará as histórias que trouxer pelas minhas. Mas só fará isso, se as encontrar escritas aqui. Portanto, mãos à obra!

A casa que, até há pouco, estivera agitada pelos barulhos da festa, dormia tranquila. Bem, quase toda a casa. Em certo cômodo, outra espécie de festa começava. No quarto de Carolina, a luz de cabeceira misturava-se à luz das estrelas, iluminando uma menina já plena de luz interior e imaginação.

 E assim nasceu a primeira história

Autoria: Flávia Savary
Recomendado para: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
TEMAS:  CONTO BRASILEIRO

Comentários

MAIS LIDOS

REVISTA ESTAÇÃO LIVRO - EDIÇÃO 18

 REVISTA ESTAÇÃO LIVRO - EDIÇÃO 18 Nossa edição de Junho está recheada de conteúdo! Abrimos a edição com a coluna Baú de Histórias. Nela a professora Aline conta sobre um famoso livro que marcou sua vida. Na coluna biográfica Quem foi? Quem é? Você irá conferir um pouco sobre a vida de Eva Furnari. Confira o texto da professora Amanda e aprenda os porquês do Português. Conheça o texto "O Discípulo", de Oscar Wilde. Quando eu for gente grande — Ruth Rocha; Confissões de uma garota desastrada — Emma Chastain são alguns dos últimos títulos adquiridos pela Biblioteca Santo Agostinho, confira as outras novidades em Novos na Estante.    Revista:  Estação Livro Data da publicação:  Junho de 2022 Recomendado para:  Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio TEMAS:   LITERATURA BRASILEIRA; LITERATURA ESTRANGEIRA; DICAS DE LEITURA; REVISTA eMagazine       Baixar revista | Download Seguro

O ELEFANTE, A CASA E O MENINO - Carlos Geovane Steigleder

 O ELEFANTE, A CASA E O MENINO Conheça a história de um elefante que desastradamente acaba com a casa onde morava, iniciando uma verdadeira jornada, cheia de surpresas, em busca de um novo lar. Acompanhe as pegadas do elefante e conheça o menino que ele encontrou, emocionando-se com a amizade que surge entre os dois. Não deixe de se surpreender com a ideia que o menino teve para solucionar o problema da casa do elefante. Autoria:  Carlos Geovane Steigleder Editora:  Carlos Geovane Steigleder (Produção Independente) Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:  ANIMAIS, AMIZADE, MEIO AMBIENTE, ELEFANTE, CONTOS eBook         Baixar livro | Download Seguro

BANDEIRINHAS - Jane Prado

 BANDEIRINHAS Em meio uma Festa típica de alegria, algumas bandeirinhas disputam quem é a mais bonita! O vento leva uma por uma embora, trazendo uma lição ao coração.  Autoria:  Jane Prado Editora:  Jane Prado (Edição Independente) Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:  FESTA JUNINA; POEMA eBook       Baixar livro | Download Seguro

CONTO - Conversa de Velho com Criança - Carlos Drummond de Andrade

 CONVERSA DE VELHO COM CRIANÇA Quando o bonde ia pôr-se em movimento, o senhor idoso subiu, com a criança. Não havia lugar para os dois, e mesmo a menina somente pôde acomodar-se em meu banco porque uma senhora magra aí consumia pouco espaço.  A garota sentou-se a meu lado, o velho dependurou-se no estribo. O bonde seguiu. Notei que a menina levava um pacote de balas, e que com o velho iam vários embrulhos; entre eles, um guarda chuva. Não sabendo que fazer dos acessórios, e desistindo de ordená-los, o velho resignou-se ao mínimo de desconforto na viagem. Tinha os movimentos tolhidos, e o condutor aproximava-se, a mão tilintando níqueis.  Era de prever a dificuldade da operação a que se via obrigado: libertar dois dedos da mão direita, enfiá-los no bolso do colete, e extrair desse secreto lugar as moedas devidas.

FESTA DOS QUITUTES - Jane Prado

 FESTA DOS QUITUTES Festa Junina com quitutes, brincadeiras e muita alegria!  Autoria:  Jane Prado Editora:  Jane Prado (Produção Independente) Recomendado para:  Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1 TEMAS:   FESTA JUNINA; ALIMENTAÇÃO; FESTAS BRASILEIRAS eBook            Baixar livro | Download Seguro

LÁ ONDE EU MORO - Babi Dias e Victor Perez e Perez

 LÁ ONDE EU MORO Você sabe como surgiu o lugar em que mora e quais eram seus antigos habitantes? Pois as aventuras de Babi pelo Trem do Tempo e as fascinantes descobertas que fará em seu bairro vão atiçar a curiosidade dos pequenos em conhecer mais da história do local onde moram. Autoria:  Babi Dias e Victor Perez e Perez Editora:  Evoluir Recomendado para:  Ensino Fundamental 1 TEMAS:   AVENTURA; CIDADANIA; RELACIONAMENTO; NOSTALGIA; HISTÓRIA; AVÓ; HISTÓRIAS POPULARES eBook         Baixar livro | Download Seguro